pt.news

Obra de arte blasfema removida após objecções da Igreja Syro-Malabar

Em meados de dezembro de 2025, na Bienal de Kochi-Muziris, em Kochi, na Índia, foi exposto um quadro que se assemelhava visualmente à Última Ceia. Na sequência de protestos de grupos cristãos, a obra de arte foi retirada nos últimos dias.

Os organizadores declararam que a remoção se destinava a evitar uma escalada e a manter a ordem pública.

A obra de arte foi criada pelo blasfemo Tom Vattakuzhy, de Kerala. Representa uma figura central feminina com a parte superior do corpo exposta, colocada na posição tradicionalmente associada a Jesus Cristo. As figuras em redor parecem assemelhar-se a religiosos católicos.

A Igreja Siro-Malabar criticou a obra de arte, considerando-a blasfema e ofensiva para a fé cristã. Os representantes da Igreja afirmaram que a pintura constituía uma distorção de um símbolo cristão sagrado.

Os representantes da Igreja também salientaram que a mesma imagem já tinha suscitado objecções anteriormente, uma vez que já tinha sido publicada em dezembro de 2016 na revista literária malaiala Bhashaposhini. Já nessa altura, a imagem foi retirada de circulação após os protestos dos cristãos.

Tradução de IA
88